quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Com a alma feliz desde Cuiabá

Oi, galera! Perdoe o sumiço dos últimos dias, mas sabe como é: os amigos querem brincar no feriado, a família quer atenção depois de quase uma semana longe, eu quis dar uma descansada antes de encarar de novo a rotina das aulas. Meu coração carioca agora é um pouco do Mato Grosso, um dos destinos mais legais destes Concertos Didáticos. Acho que fechamos com chave de ouro, como dizem os mais velhos. Tudo deu super certo e retornamos às nossas casas com a alma feliz.

Na última apresentação, realizada em Cuiabá, tocamos para mais de 500 estudantes e foi de arrepiar! Além das turmas do Liceu Cuiabano, alunos de mais duas escolas estaduais - Estevão Alves e Pascoal Ramos - foram curtir os sons pesquisados por Villa-Lobos. O mais legal é ver que a emoção começa na nossa equipe. O fotógrafo Sol Manzzuti foi o primeiro a encher os olhos d´água no início do concerto. Ele disse "Me segurei até agora, mas hoje foi difícil de aguentar".

A energia do teatro caiu duas vezes e ficamos sem luz no meio do concerto. Você acha que a a bagunça reinou? Bem, digamos que na primeira queda de energia, o Quarteto Radamés Gnattali se emocionou com o silêncio dos alunos, que continuaram vidrados nos acordes da "Bachiana nº 5", de Heitor Villa-Lobos. "Aquele silêncio no teatro...", comentou o Fernando Thebaldi durante o nosso último jantar no Mato Grosso. "... Foi mágico!", completou a Carla Rincón, enquanto bebia o seu suco de frutas. E a mesma concentração se repetiu nos novos minutos sem luz.

Toda a garotada participou ativamente do concerto. No momento em que dançaram valsa, além dos três casais de alunos, os professores Simone (de Português) e Firmino (de Matemática) se levantaram e colaram os rostos na maior felicidade. O professor Alceu, diretor do Liceu, estava encantado. Um estudante que virou fã do quarteto e apreciou ainda mais o trabalho de Villa-Lobos foi Nelson, do Liceu. "Nunca tinha visto nada parecido. Amei", disse ele, sentado no chão antes da primeira fileira de cadeiras.

Duas profissionais engajadas com a educação no Mato Grosso nos prestigiaram: Aide de Fátima, que é superintendente da Educação Básica, e Glaucia Ribeiro, gerente da Coordenadoria de Programas e Projetos da Secretaria de Estado de Educação. Érika, produtora dos concertos didáticos da Orquestra do Estado do Mato Grosso, também esteve presente. "Amei! É super didático. Quem sabe com apresentações como essa os alunos se apaixonem de verdade pela história de alguém que foi como eles? O mais interessante é que eles podem ser igual a Villa-Lobos", avaliou.

No aeroporto, nos supreendemos com a presença da aluna Isabella, que fez questão de se despedir do quarteto. Ela disse ao Vinicius Amaral que quer aprender a tocar violino. Enquanto sobrevoávamos o território de Mato Grosso, Paulo Santoro e Vinicius conversavam. Os dois acharam que o quarteto foi tratado com muito carinho por todos os matogrossenses. "Os alunos se identificaram e vieram nos falar do interesse em saber mais", disse o violoncelista. "Deu para notar que a gente plantou a semente", observou Vinicius.

3 Comentários:

Baluarte Agência disse...

Meu Deus! Cheguei a me arrepiar com a foto do teatro! Sensacional!!!

Tuhu disse...

Aliás, as fotos do Sol ficaram todas muito iradas, não acha, pessoal? Ainda estamos super impactados pelos concertos no Mato Grosso. Um abraço do Tuhu

Unknown disse...

foi muito show essa apresentação de vcs no nosso colégio Liceu Cuiabano todos adoraram...foi muitos comentários bons ... todos gostaram e queremos q quando pudessem, voltar pq foi senssácional AMEI ...nós lá do colégio só tinhamos visto apresentação do teatro a escola e palestras o concerto de vcs foi muito bom ... espero q voltem mais vezes..abraçossss

Postar um comentário