quarta-feira, 17 de junho de 2009

Acre, e lá vamos nós!

Mais Concertos Didáticos à vista, pessoal! O próximo destino do Quarteto Radamés Gnattali será o Acre. Quando penso nessa região do país, lembro imediatamente do seringueiro, ambientalista e sindicalista Chico Mendes (1944-1988), referência internacional na luta em defesa da Amazônia e tema de uma minissérie na televisão há coisa de dois anos.

Para quem ainda não estudou sobre o Acre nas aulas de geografia, vou fazer um resumão: é uma das 27 unidades federativas do país e está rodeado pelo Amazonas (norte), Rondônia (leste), Bolívia (sudeste) e Peru (sul e oeste). A economia dos acreanos se baseia no extrativismo, principalmente da madeira. Dizem que a técnica empregada, chamada 'manejo florestal', garante o uso econômico sustentável das matas. Tomara que isso funcione mesmo porque as nossas florestas são o pulmão do mundo!

De acordo com as minhas pesquisas, vamos nos deliciar com pato com tucupi, pirarucu e tacacá, especialidades da culinária indígena, durante a nossa passagem pelo Acre. Também são fortes os sabores do vatapá, do bobó de camarão e da carne de sol com aipim, que comemos bastante aqui no Rio de Janeiro e em São Paulo, onde há muitos nordestinos e nortistas. O tempero é que vai ser, com certeza, diferente do lá de casa ;)

Será que vou gostar mais da hora do almoço, de ver a extração da borracha ou de escutar o quarteto, hein?

{O mapa do Acre é do Portal São Francisco

6 Comentários:

Fabiana Costa disse...

Ansiedade...
Queria estar lá outra vez! Vai ser lindo! Bom trabalho a todos.

bj

Tuhu disse...

Sei que vai bater a maior saudade de você quando a gente chegar lá, Fabi. Você é muito divertida :)) Um beijo estalado do Tuhu!

Laura Guilherme(Laurinha) disse...

Ola to sabendo q vcs vem aqui na minha cidade ja estou cusando o nivel superior mais com certeza estarei la pra velos dia 1 aqui em Senador Guiomard Eu muito ansiosa pra ver essa galera aqui mandando bem sera um prazer em telos aqui no Kinariiiiiiii minha cidade boa e conhecelos de perto tomara que passa os dias logo...


Bjs e boa Viajem

Laura Guilherme(Laurinha)

Unknown disse...

Hoooiiiii!
E eu tbm vou esperar aqui em brasileia!
quando soube, reuni a minha galerinha, e eles gostarão muito da noticia.espero que vcs gostem do nosso estado!
eu não perco essa apresentaçao por nada!!!
espero vcs no (kjk)!!!


PS:Ñ DEMOREM OK!
BJÃOOOOOO!

Tuhu disse...

Beijos para vocês, Laura Guilherme e Paola! O grande dia está chegando!

Laurinha Guilherme de Matos disse...

NOSSA SO FALTAM 2 DIAS

AI Q EMOÇÃOOOOOOOOO

Postar um comentário