Será que os acreanos estão curiosos para escutar os sons do Brasil? Fazendo uma breve retrospectiva: o Acre é a próxima parada da série de Concertos Didáticos que o Quarteto Radamés Gnattali está levando para 15 cidades do país. Os músicos se basearam no 'Guia Prático', de Heitor Villa-Lobos, para selecionar e adaptar o repertório que será mostrado aos alunos dos ensinos fundamental e médio, entre os dias 30 de junho e 2 de julho. Esta turnê educativa começou no Piauí em maio e vai até o Mato Grosso em setembro, com patrocínio da Votorantim.
Popularizar a música erudita é um dos grandes lemas do quarteto, formado por Carla Rincón e Vinicius Amaral nos violinos, Fernando Thebaldi na viola e Paulo Santoro no violoncelo. Em cada apresentação, eles ensinam noções de melodia, ritmo e dança através de cirandas, cantigas de roda e temas folclóricos que foram pesquisados por Villa-Lobos há quase cem anos, quando o músico revirou o país em busca da musicalidade da nossa pátria. Nesta viagem, seremos mega ultra blaster super bem acompanhados pela produtora Paula Brandão (na foto!), da Baluarte Agência. Paulinha está aqui diante de mim com três malas enooooormes e já vai embarcar daqui a poucas horas. Boa sorte, Paulinhaaaa!
Ao todo, o Quarteto Radamés Gnattali vai tocar para cerca de 1.000 alunos do Acre. Ah, sim, dá uma espiada na nossa agenda para saber em qual dia e horário estaremos na sua escola:
Terça, 30 de junho, às 16h - o primeiro concerto vai ser realizado na Escola Dom Júlio Matatiolli, em Sena Madureira.
Quarta, 1 de julho, às 10h - os quatro músicos se apresentam na Escola 15 de junho, em Senador Guiomard.
Ainda no dia 1º, às 16h - é a vez de tocar para os turmas da Escola Humberto Soares da Costa, em Rio Branco.
Quinta, 2 de julho, às 10h30 - os alunos da Escola Divina Providência, em Xapuri, recebem o Quarteto Radamés Gnattali.
E na mesma quinta, às 16h - Brasiléia foi escolhida para encerrar a passagem pelo Acre. Neste horário, os músicos tocam ao vivo na Escola Kairala José Kairala.
Para ficar por dentro da vida e obra do maestro, leia também:
Entre violeiros, chorões, trens e Bach
O prestígio internacional de Villa-Lobos
{Foto de Paula Monte